A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) concluiu 554 quilômetros de asfalto em todo Estado. Dentro deste número, 375 quilômetros correspondem a construção de novas rodovias e 178,1 quilômetros de reconstrução do antigo pavimento, que encontrava-se deteriorado devido à falta de manutenção em anos anteriores.
Para obter estes resultados, o governador Pedro Taques lançou no início de 2015 o programa Pró-Estradas. Considerado o principal pacote de obras rodoviárias da atualidade, o programa foi executado de forma estratégica pela equipe do Poder Executivo para buscar desenvolver o sistema rodoviário estadual.
O Pró-Estradas trabalha com três eixos: Construção (pavimentação), Reconstrução e Manutenção das rodovias de Mato Grosso. Só com os serviços de manutenção (tapa buraco), foram recuperados mais de mil quilômetros de estradas pavimentadas.
Ações como o Pró-Estradas devem reduzir o gargalo logístico que existe em Mato Grosso, que atualmente ocupa o último lugar no ranking nacional da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).
Para ampliar ainda mais as obras rodoviárias do Estado, no fim de 2015, o governo lançou o Pró-Estradas / Vale do Rio Cuiabá, programa focado em ações rodoviárias nos 13 municípios da região – incluindo a capital – onde vivem quase um milhão de habitantes.
O pacote inclui 66 obras ao custo de R$ 1 bilhão. As primeiras obras já foram entregues para sociedade, que atestou a qualidade dos serviços da secretaria.
Entre elas estão a obra de reconstrução de 10 km da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251) do trevo de acesso ao Lago do Manso até o Balneário Mutuca. Além disso, quatro pontes mistas (concreto e aço) foram construídas e entregues na Rodovia Transpantaneira, porta de entrada do Pantanal. Outras pontes serão entregues ao longo de 2016.
Ao todo o Pró-Estradas / Vale do Rio Cuiabá terá quatro obras de duplicação, 12 de construção (pavimentação), 11 de reconstrução do asfalto deteriorado e 39 obras de arte especiais (que são pontes de concreto, viadutos e trincheiras). Os recursos do pacote de obras são oriundos do Fethab, Cide, BNDES/Pró-Turismo, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Banco do Brasil.
Serão beneficiados diretamente os seguintes municípios Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger, Poconé, Barão de Melgaço, Rosário Oeste, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Acorizal, Jangada, Nova Brasilândia e Planalto da Serra.