A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) apresentou às entidades e órgãos parceiros das Ações Integradas de Cidadania o balanço do programa “edição 2015”. O próximo passo agora será assinar o termo de cooperação de renovação de parceria, para levar ações à população mato-grossense em situação de vulnerabilidade.
O superintendente de Cidadania da Setas, Juliano Rabello, destacou que no primeiro ano da ação, mais de trinta mil pessoas em 86 municípios foram atendidas e conseguiram ter acesso pela primeira vez, por exemplo, à documentação básica como o registro de nascimento. Exemplos como esse, avaliou, demonstram a importância do engajamento dos parceiros.
“Em todos os lugares que passamos podemos verificar que essa população em situação de vulnerabilidade estava carente da mão do Governo do Estado e necessitando de acesso a serviços tão simples, como a emissão de um registro de nascimento. Por isso, nós precisamos de muitos colaboradores para levar cidadania a essas pessoas”.
O titular da Setas, Valdiney de Arruda, comentou que a intenção é reunir o maior número possível de parceiros, para que cada vez mais serviços possam ser ofertados à população. “Nossa intenção é poder atuar de forma conjunta com todos vocês e conseguir mais e mais parceiros, porque quem se beneficia com isso é a população”, ressaltou.
Em 2015, onze entidades e órgãos participaram em conjunto na realização das Ações Integradas de Cidadania. Para 2016, órgãos como a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) já se comprometeram a firmar parceria.
Também foram apresentados os serviços que não foram ofertados em 2015, mas que devem fazer parte da cartela de atividades, por sugestão da própria população, como o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que a partir deste ano será oferecido aos beneficiários do programa graças à parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).
Ainda no evento foi esclarecido que os serviços ofertados nas Ações Integradas de Cidadania deverão compor a “Caravana da Transformação”, um programa de governo que vai levar o acesso à cidadania e saúde para população em situação de vulnerabilidade social.
Os serviços levados pela Setas são: emissão de 2ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito, declaração de hipossuficiência necessária para aquisição da 2ª via de documentação, fotos, fotocópias, plastificação de documentos e carteira de pescador amador para idosos.