O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Seneri Paludo, se reúne, amanhã, às 9h, com prefeitos, secretários municipais de Indústria e Turismo e com integrantes do Fórum Estadual do Turismo. Na pauta constam a apresentação da estrutura da pasta, que possui quatro secretarias adjuntas voltadas para atividade-fim, entre as quais a de Turismo, e ações do governo para fomentar o setor no Estado.
O encontro será em um hotel da capital e faz parte do evento da abertura da Temporada Turística de 2015 realizado em parceria pelo governo do Estado e Trade Turístico. Na pauta da reunião também será apresentado o mapeamento, hierarquização e categorização dos municípios realizados de acordo com o Programa de Regionalização do Turismo em Mato Grosso.
Outro assunto a ser abordado é o Cadastur, que é um sistema nacional de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na atividade turística. Executado pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com os órgãos delegados de turismo nos 26 Estados e no Distrito Federal, o cadastro permite a participação em eventos, feiras e ações realizados pelo MTur e Embratur, disponibiliza o acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur.
No encontro ainda será apresentada a proposta do Programa de Qualificação, que visa promover a qualificação e a certificação da cadeia produtiva do turismo, bem como reconhecimento e incentivo de boas práticas, qualidade na prestação de serviços, sustentabilidade e a competividade dos destinos de acordo com as Diretrizes Nacionais de Qualificação em Turismo.
A Normatização de Eventos será outro tema a ser abordado, e visa estabelecer um calendário de participação em feiras nacionais e internacionais, com regras e critérios para o apoio em eventos relacionados ao turismo.
Os dirigentes municipais receberão também, informações sobre o projeto “Caminhadas na Natureza”, criado com o objetivo de contribuir com a diversificação da oferta turística, valorizando a integração das propriedades rurais e incentivando a criatividade na produção, ampliando a promoção do município como um todo. Será discutida a proposição de um calendário de Caminhadas na Natureza. Outro calendário a ser discutido é o do Campeonato Estadual de Pesca, um dos mais fortes segmentos turístico em Mato Grosso.