A Secretaria de Estado de Saúde encaminhou um ofício à direção da unidade sinopense apontando a mudança na forma de atendimento dos pacientes por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). “O Pronto Atendimento desse hospital será obrigatoriamente por meio de regulação ou referenciado, ficando sob a responsabilidade desta direção estabelecer o fluxo de atendimento a ser realizado na urgência e emergência”, aponta o documento.
Ou seja, não será mais admitido que o paciente procure a unidade sem antes passar por um processo de triagem para saber o grau do estado de saúde. “Esclarecemos que serão mantidos o atendimento do serviço de urgência e emergência do Corpo de Bombeiros e do serviço de resgate da concessionária Rota do Oeste”.
Ainda segundo o documento, assinado pelo secretário de Estado de Saúde, João Batista, houve a constatação da necessidade de regulamentar o acesso do usuário garantindo atendimento igualitário, ágil e resolutivo.
A informação apurada por Só Notícias aponta que a unidade vinha recebendo vários pacientes que poderiam ser atendidos por outras unidades de saúde, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ou mesmo os postos de saúde. Conforme a gravidade do paciente, este será automaticamente encaminhado ao Hospital Regional.