O secretário Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, entregou, hoje, ao secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Andrei Augusto Passos Rodrigues, o Plano Estratégico de Segurança para a Copa do Mundo, que será realizada no Brasil em junho de 2014.
O documento foi elaborado com o objetivo de proporcionar aos órgãos de segurança de nível estadual, municipal e federal condições para atuar de forma preventiva e repressiva frente a qualquer situação adversa que possa comprometer a segurança do evento.
"Precisamos estar preparados para atuar em todas as situações de risco, desde atentados terroristas até manifestações, que foram constantes na Copa das Confederações", disse o coordenador estadual das atividades operacionais da Copa do Mundo/Fifa 2014, tenente-coronel PM Cleucimar Rabelo de Sousa.
Outra meta do plano será capacitar os profissionais da segurança para atuar na copa. "A Secretaria de Estado de Segurança Pública em parceria com o Ministério da Justiça vai realizar, até abril de 2014, 23 cursos voltados para os profissionais da segurança pública que vão atuar durante os jogos da Copa do Mundo em Cuiabá. Até o momento, mais de 800 profissionais já foram capacitados", lembrou Rabelo.
O plano prevê ainda proporcionar a proteção e segurança do aeroporto, hotéis, centros de treinamentos, estádio, fan fests, comitivas, turistas, residentes e dos principais pontos turísticos do Estado como Chapada dos Guimarães, Pantanal, Jaciara, Nobres, Primavera do Leste e Tangará da Serra.
O coordenador explicou que foi realizado uma avaliação de risco inicial de todas os locais que serão impactados com a realização do mundial. Um exemplo de avaliação de área de risco foi da Arena Pantanal e seu entorno. "Foram identificadas 28 situações de risco que podem comprometer o andamento de uma partida de futebol, entre elas está as manifestações com badernas, desordens e distúrbios. Elas foram priorizadas e receberam uma maior atenção em termos de atestar a segurança no evento".
De acordo com o coordenador está previsto uma atualização do plano depois do dia 6 de dezembro, quando será realizado o sorteio das equipes que irão jogar nas subsedes. "Equipes de inteligências irão atualizar os levantamentos, porque dependendo do país que virá jogar em Cuiabá, toda a situação de risco poderá ser alterada. Uma probabilidade de ataque terrorista, que neste momento para nós é remota, pode mudar depois que sabermos qual seleção virá para cá".
O secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Andrei Augusto Passos Rodrigues, disse que Mato Grosso segue todas as diretrizes do Ministério da Justiça. "O Estado tomou a iniciativa de realizar esse trabalho antevendo algumas ações que a Secretaria vai promover e tem com isso uma excelente ponto de partida para definições do planejamento tático e operacional que são os passos seguintes da área de segurança".