A Secretaria de Obras, Viação e Serviços Urbanos iniciou as obras de recuperação de estradas vicinais, pós chuva. Os trabalhos estão sendo executados por cinco frentes, em diferentes regiões do município. De acordo com o secretário Lucio Silva, a expectativa é de que a primeira etapa das atividades, que consiste basicamente na recuperação e patrolamento, deva estar concluída dentro de 20 dias, aproveitando a unidade que ainda está no solo.
As equipes estão na MT-235, entre a BR-163 e a comunidade São Manoel; na estrada da Balsa, região da fazenda Jacamin; nas estradas das chácaras Arinos, imediações da fazenda CCE; na MT-010, proximidades da fazenda Jequitibá; e outra, na comunidade Pontal do Marape, onde está sendo feita também a recuperação de pontes e bueiros. Além disso, uma equipe está na zona urbana, fazendo limpeza e manutenção de ruas.
Segundo cálculos da Secretaria, estão envolvidos neste trabalho, entre cidade e interior, seis patrolas, 12 caminhões basculantes, três pás carregadeiras, um trator esteira, duas escavadeiras hidráulicas, uma retroescavadeira, exigindo o envolvimento direto de 27 servidores. "Concluída a primeira etapa, partiremos para o levantamento, cascalhamento, abertura de desaguadouros e desmatamentos laterais dos trechos onde isso faz-se necessário", explicou.
Somando as vias que são de responsabilidade do município, com as estaduais ainda não asfaltadas, Nova Mutum tem 2 mil quilômetros de estradas vicinais. O custo para manutenção é arcado, principalmente, pelo município. O Estado deve contribuir, com o envio de maquinários para patrolamento, no mês de maio, através do Consórcio Intermunicipal Teles Pires.