PUBLICIDADE

Secretaria e MP protocolam pedido para transferir pistoleiro Celio Alves

PUBLICIDADE

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso solicitaram em conjunto ao Juizado da Vara de Execução Penal de Cuiabá, a transferência, em caráter de urgência, de Célio Alves de Souza. O pedido foi protocolado hoje, no final da tarde.
O fundamento para o pedido se dá em função da altíssima periculosidade do ex-policial militar, já condenado a mais de 70 anos de reclusão. Considerado o braço armado da organização criminosa chefiada por João Arcanjo Ribeiro, Célio foi recapturado no último sábado (07.10), na região de Cáceres, fronteira com a Bolívia, na localidade de Avião Caído.

Célio Alves estava foragido há cerca de dois anos e foi recapturado por policiais militares do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (GAECO) com o apoio do Grupo Especial de Fronteira (GEFRON).

Na solicitação conjunta, a Sejusp e o Ministério Público lembram as circunstancias da fuga de Célio Alves – ocorrida no dia 24 de julho de 2005 da Penitenciária Pascoal Ramos -, que teria ocorrido com a facilitação e colaboração de agentes internos e externos à unidade prisional, demonstrando a conveniência da sua transferência.

O documento protocolado informa, ainda, quanto à eminência de um plano de resgate, inclusive com a possibilidade de um atentado contra a vida do reeducando, pelo fato de que ele poderia esclarecer diversos crimes praticados pela organização criminosa. “Esses fatos demonstram a urgência do pedido e a sua necessidade”, salientou o secretário-adjunto de Justiça, Carlos Alberto Santana. Conforme o secretário, eventuais prejuízos com relação à instrução de processos criminais onde Célio Alves figura como testemunha ou réu também está superado. “O atendimento nesses casos fica a cargo do Departamento Penitenciário Nacional [Depen], que arcará com o transporte e segurança, quando necessários”.

De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, “todos as medidas e esforços da Sejusp ainda não tornam o Pascoal Ramos uma unidade de segurança máxima. Daí a solicitação ao Depen, e a disponibilização, por parte desse órgão, da vaga”.

NOVO PEDIDO – A Secretaria de Justiça e Segurança Pública voltou a pedir a transferência de Hercules de Araújo Agostinho. De acordo com o secretário-adjunto de Justiça, Carlos Santana, a reiteração do pedido de reconsideração se deu em decorrência do surgimento de fatos novos, como ter sido encontrado um celular em sua cela e a tentativa de fuga em dezembro do ano passado.
Mais uma vez o Ministério Público se mostrou favorável a transferência do reeducando. O pedido foi protocolado também no final da tarde de hoje, na Vara de Execução Pen

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PreviSinop abre inscrições de concurso com salários de até R$ 8,1 mil

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de...

Jovem cochila pilotando moto, bate em poste e fica ferido em Sinop

O Corpo de Bombeiros foi acionado, hoje de manhã,...

Governo de Mato Grosso divulga feriados e pontos facultativos de 2025

O governo de Mato Grosso divulgou, hoje, a relação...
PUBLICIDADE