PUBLICIDADE

Secretaria destinará materiais irrecuperáveis a associação de reciclagem em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria de Estado de Segurança Pública firmou um termo de compromisso com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Cuiabá (Acamarc). O objetivo é destinar bens móveis inservíveis e irrecuperáveis para que o descarte seja feito de forma ambientalmente adequada. O credenciamento é resultado do Chamado Público, aberto pela secretaria no ano passado. A iniciativa é sem fins lucrativos e tem como objetivo liberar espaços físicos dentro dos órgãos públicos, que estão com acúmulo excessivo de materiais inservíveis. A associação contemplada, durante a vigência do termo de compromisso, ou seja, 24 meses, deve cumprir todos os requisitos estabelecidos no documento.

Para firmar o termo, foram observados os seguintes critérios com relação à associação: ser formada exclusivamente por pessoas físicas de baixa renda, ser reconhecida pelo Poder Público como catadores de materiais recicláveis, e possuir equipamentos compatíveis com as normas técnicas, ambientais e de saúde pública para a realização e destinação adequada da coleta, que envolve o processo de triagem, classificação, armazenamento e comercialização dos materiais recicláveis.

A Acamarc tem o prazo de 15 dias para começar a execução do serviço, podendo ser realizado o recolhimento dos materiais mensalmente ou de acordo com a necessidade de cada órgão solicitante. Os bens inservíveis e irrecuperáveis serão recolhidos na capital e no interior de Mato Grosso. Ao todo serão 12 polos responsáveis pelas coletas em todas as regiões do estado.

Os veículos utilizados para o transporte dos materiais devem estar adequados, levando em consideração a capacidade de carga, o material a ser transportado e as normas de trânsito aplicáveis. O uso de maquinários e equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados é obrigatório durante o processo de coleta.

São considerados materiais inservíveis e irrecuperáveis todos aqueles que não possam ser reaproveitados devido à perda de suas características em razão da inviabilidade econômica. Ou ainda tudo que apresente contaminação por agente patológico, radioatividade, infestação por insetos, natureza tóxica ou veneno.

Sendo assim, serão recolhidos e incinerados para não oferecerem ameaças vitais às pessoas, ou ainda riscos de prejuízos ecológicos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros de Lucas do Rio Verde capturam gamba que “invadiu” residência

O gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita) adentrou um imóvel, está manhã,...

Carro capota ao colidir com outro na BR-163 em Sinop

O acidente envolvendo um Fiat Pálio e Cronos, ambos...

Morre ex comandante-geral adjunto da PM no Mato Grosso

O coronel da reserva remunerada na Polícia Militar, Delwison...

Procon em Mato Grosso realiza mutirão orientativo sobre direitos do consumidor

A secretaria adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos...
PUBLICIDADE