A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) desenvolve um plano de enfrentamento à violência doméstica nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) do Estado. O trabalho, em parceria com municípios e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso foi divulgado durante visita da secretária adjunta de Assistência Social de Mato Grosso, Marilê Cordeiro Ferreira, e equipe técnica da secretaria a Diamantino (região Médio Norte).
Durante a reunião com a equipe gestora do município e o prefeito Juviano Lincoln, foi destacado a necessidade de um apoio ao enfrentamento da violência doméstica na região. “Estamos em conversa também com o Tribunal de Justiça para que possamos juntos traçar uma estratégia de auxílio às mulheres vítimas de violência e às famílias que precisam do atendimento dos Creras", destacou Marilê.
Na cidade, a equipe da Setas visitou os dispositivos da assistência e informou que este trabalho será expandido para os 42 Creas do Estado. “Nós estamos trabalhado em conjunto com os municípios para que possamos atender as principais necessidades deles. E há uma grande demanda pela questão da violência contra a mulher, por isso precisamos reforçar este apoio”, completou a secretária adjunta.
Para a secretária municipal de Assistência Social de Diamantino, Thérese Silva, a visita reforça o trabalho que vem sendo desenvolvido na região e contribui para alcançar as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade.
“Trabalhamos para atuar de forma transparente, participativa e eficiente na organização e implementação dos serviços socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), voltados aos indivíduos, às famílias e a diversos segmentos sociais em situação de risco, qualificando a Política Municipal de Assistência Social como política pública de Estado garantidora de direitos”.