PUBLICIDADE

Secretaria de Trânsito notifica mais de mil motoristas que foram multados em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo)

A secretaria municipal de Trânsito publicou dois editais de notificação para proprietários de veículos que cometeram infrações no período entre os meses de março e junho deste ano. No total, conforme levantamento feito por Só Notícias, foram aplicadas mais de mil multas.

A maioria das penalidades, 695 no total, foram para motoristas que não usaram o cinto de segurança. Também foram aplicadas multas para condutores que foram flagrados manuseando celular (67), segurando telefone celular (55), que estacionaram em locais proibidos (33), que dirigiram “sem atenção ou cuidados indispensáveis à segurança” (31), entre outras infrações. Não foram aplicadas multas por excesso de velocidade.

Com a notificação, os proprietários poderão recorrer, em prazo especificado em cada infração. Os condutores que não concordarem com as penalidades poderão ir até a Secretaria Municipal de Trânsito, no parque das Araras, com requerimento preenchido e alguns documentos (a lista foi publicada nos editais de notificação, disponível no Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado que circulou na última quarta-feira).

Conforme Só Notícias já informou, a secretaria realizou estudo com equipamentos móveis para aferir a velocidade nas principais avenidas da cidade e divulgou um balanço com os números dos testes. Toda a aferição foi feita durante o dia, quando o tráfego é mais intenso. Na avenida dos Tarumãs, por exemplo, 15% dos veículos tiveram média de 88 km/h. No cruzamento das avenidas Joaquim Socreppa com Sibipirunas, 15% dos veículos passaram pelo local com velocidade média de 97 km/h.

Já nas avenidas das Palmeiras, Bruno Martini e Flamboyants a maior média foi superior a 100 km/h, sendo que no cruzamento das avenidas das Itaúbas com Flamboyants a média máxima chegou a 125 km/h. Na Bruno Martini (de acesso a faculdades e ao aeroporto) estudos apontaram que alguns condutores chegaram a velocidades de 110km/h e em frente ao Cemitério, alcançaram até 98km/h.

De acordo com o secretário de Trânsito de Sinop,  Roberto Trevisan, além das ações educativas realizadas diariamente em escolas, ruas e empresas, essa iniciativa utilizando os equipamentos visam dar mais segurança tanto para motoristas e pedestres. “Temos que ter consciência no trânsito, pois respeitar as leis é respeitar a sua vida e a vida do próximo. Os equipamentos de fiscalização servem como uma medida educativa, de controle de tráfego, temos a obrigação de reduzir as ocorrências relacionadas a acidentes no trânsito”, declarou, por meio da assessoria.

Os testes foram realizados, ainda, considerando o fluxo de três pontos específicos. Sibipirunas com Júlio Campos, no semáforo no sentido Primaveras, dos 40.608 veículos que passaram no local, 2.385 cometeram infração, sendo que 1.873 avançaram o sinal. Na Dom Henrique, a avenida da Saudade, próximo a capela sentido aeroporto passaram 62.453 veículos. Destes, 25.675 cometeram infrações, sendo 1.332 acima de 75 km/h. Na avenida Júlio Campos próximo a Catedral, foram registrados 64 veículos pesados (caminhões de ¾ pra cima). Desses 10 veículos foram de três eixos a mais.

“A velocidade inadequada reduz o tempo disponível para uma reação eficiente em caso de perigo, além disso, quanto maior a velocidade, maiores serão as consequências no caso de um acidente”, ressaltou Benhur Carvalho, guarda civil municipal na secretaria de Trânsito.

O número de mortes no trânsito em Sinop cresceu 25,4% entre os anos de 2017 e 2018, passando de 59 para 74, indicou pesquisa recente divulgada pela secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano. O último ano encerrou registrando, ainda, mais de 2,1 mil acidentes (2.195) em vias públicas do município.

As penalidades para quem for flagrado pelos equipamentos variam de acordo com a gravidade da falta. Ultrapassar o sinal vermelho é considerado ato gravíssimo e gera multa e perda de 7 pontos na carteira. Quanto ao excesso de velocidade, se o motorista ultrapassar até 20% da velocidade permitida é considerada infração média com multa e perda de 4 pontos na carteira. Ultrapassar de 20% a 50% a velocidade máxima permitida é falta grave, com multa e perda de 5 pontos na carteira. O motorista que ultrapassar mais de 50% da velocidade permitida irá ter a carteira de habilitação suspensa imediatamente e, também,  receberá multa.

No começo desse mês, a prefeita Rosana Martinelli (PR) assinou contrato com a empresa cuiabana que vai instalar os radares e câmeras de monitoramento no perímetro urbano. O valor a ser pago pela execução total dos serviços é de R$ 8,7 milhões e o instrumento contratual terá validade de 24 meses.

O contrato assinado com a empresa prevê, entre outras ações, a instalação de 48 radares de velocidade e 20 câmeras de segurança. Os locais de instalação dos equipamentos são nas avenidas Júlio Campos, André Maggi, Alexandre Ferronato, Tarumãs, Itaúbas, Palmeiras, Joaquim Socreppa, Dom Henrique Froehlich, Figueiras, Foz do Iguaçu, Jatobás, Jacarandás, Ingás, Flamboyants e nas ruas das Caviúnas, Orquídeas, Avencas entre outras.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE