A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), vão assinar hoje, às 16h, Termo de Cooperação Técnica com uma empresa de automação e segurança e empresários para lançamento do projeto-piloto Blue Light, que visa ampliar o videomonitoramento na capital.
Seis empresas localizadas na avenida Carmindo de Campos, foram escolhidas para iniciar o projeto. Diariamente seis pontos da avenida estão sendo monitorados 24 horas, capturando imagens da via pública próximo ao estabelecimento. A novidade neste projeto é a forma de instalação das câmeras, que desta vez, estão sendo colocadas na estrutura física do comércio e não em poste, como já é utilizado pela Sesp. As câmera ficaram em teste durante 60 dias.
O reforço é importante no combate ao crime contra o patrimônio. Atualmente, a Sesp conta com 105 câmeras de videomonitoramento, do tipo poste, instaladas em Cuiabá e Várzea Grande.
As empresas ficarão responsáveis pela aquisição das câmeras de vigilância e disponibilização das imagens. Já o governo, pelo monitoramento e interligação com as forças de segurança. Os dados serão enviados para um servidor de armazenamento em nuvem. A câmera poderá ser acessada em tempo real ou sete dias armazenados.