PUBLICIDADE

Secretaria de Saúde faz controle de qualidade dos serviços à população em ação social do governo

PUBLICIDADE

Uma equipe com 15 técnicos da Secretaria de Estado de Saúde está em Alta Floresta, sede da 7ª edição da Caravana da Transformação, realizada pelo governo do Estado, a partir desta terça-feira. Os servidores vão fiscalizar a qualidade dos serviços de saúde que serão oferecidos a mais de sete mil pessoas em 12 municípios da região e acompanharão os serviços de alimentação, qualidade da água, a regulação de consultas e de cirurgias, a inspeção de ambientes e a avaliação pós-cirurgia.

A Caravana da Transformação está preparada para atender a demanda espontânea, que são aqueles casos que não estão regulados pelo Sistema Único de Saúde municipal e estadual e que surgem durante a caravana. A expectativa da organização é realizar até quatro mil cirurgias e 7,5 mil consultas.

Serão atendidos moradores de Alta Floresta, Nova Canaã do Norte, Nova Santa Helena, Itaúba, Nova Guarita, Apiacás, Nova Monte Verde, Marcelândia, Nova Bandeirantes, Paranaíta, Carlinda, Colíder. Durante a Caravana, está prevista a realização de 3.427 procedimentos somente na área da saúde. O município com maior demanda é Alta Floresta, com 2.030 procedimentos agendados. Em segundo está Carlinda, com 360 procedimentos.

De acordo com a superintendente de Saúde, Selma Aparecida de Carvalho, que está em Alta Floresta com a equipe técnica, por se tratar de um evento em massa, seis profissionais do órgão vão monitorar a prestação do serviço oftalmológico três vezes por dia, até concluírem todos os atendimentos. “Esse serviço de inspeção será feito pela Vigilância Sanitária do Estado em parceria com a Vigilância Municipal de Alta Floresta, para garantir aos pacientes a segurança da qualidade dos serviços prestados”, ressaltou Selma de Carvalho.

A Vigilância Sanitária irá inspecionar diariamente a qualidade da alimentação de quem está trabalhando na Caravana e dos pacientes, desde a preparação do lanche, que é servido às pessoas que são atendidas dentro da estrutura da Caravana da Transformação, como também dos pacientes que estarão em alojamentos, hotéis e albergues. A qualidade da água será vistoriada, desde o fornecimento por poços artesianos até a água que é fornecida pela rede municipal de abastecimento. “Esse cuidado é muito importante e já foi monitorado pela Defesa Civil e pela Vigilância Municipal, para evitar algum tipo de surto por contaminação alimentar ou pela água”, informou Juliana Almeida Silva Fernandez, do setor de Vigilância Estadual.

Com relação às consultas e cirurgias, a técnica do setor de Controle e Avaliação da SES-MT, Sônia Alves Pio, disse que os procedimentos serão acompanhados diariamente, bem como serão feitas as autorizações de cirurgias junto aos médicos de acordo com o fluxo de atendimento. “A equipe vai avaliar o serviço ouvindo os pacientes, por amostragem, pois é importante mensurar a eficiência do atendimento e a satisfação do usuário do SUS”.

A Secretaria de Estado de Saúde vai emitir boletim diário sobre as inspeções realizadas.  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE