Nova Mutum possui aproximadamente 2 mil quilômetros de estradas vicinais, sendo através delas que a produção agrícola chega até a BR-163. Quando as estradas municipais ficam comprometidas, compromete-se também a economia do município, a geração de empregos e o desenvolvimento de uma forma geral.
Para que isso não aconteça, a Secretaria de Obras está desenvolvendo uma série de ações que visam dar melhores condições de trafegabilidade para quem utiliza as estradas. É o trabalho de manutenção e conservação. Gasta-se mensalmente em média 33.000 litros de óleo diesel somente com o maquinário a serviço da Secretaria de Obras.
A atual administração criou também uma patrulha rodoviária, que no período chuvoso atua na recuperação de pontos críticos, dando assim condições para que os agricultores escoam a produção agrícola. Atualmente, segundo o secretário Onésio Botelho, os trabalhos estão concentrados na região da Prodecer e da 2ª etapa, onde está localizada a Estrada da Balsa.
Ele destacou que a umidade ocasionada pelas primeiras chuvas oferece as condições ideais para patrolamento das estradas. Para ampliar o quadro de máquinas e fazer tudo o que está previsto até dezembro, ocasião em que as chuvas se intensificam, a secretaria vai locar mais motoniveladoras.
“Estaremos fazendo a manutenção e recuperação de pontos críticos nas estradas principais. O objetivo é dar condições de tráfego nesta época em que se inicia o plantio e também para assegurar estradas trafegáveis quando a chuva se acentuar”, explicou.