A secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso realiza no dia 31 deste mês, o leilão de duas aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). Os interessados podem participar presencialmente e online. Os recursos arrecadados, segundo a secretaria, serão destinados à compra de uma nova aeronave, como parte do processo de modernização da frota da unidade especializada, que atua em missões policiais, de resgate, busca, salvamento e saúde.
Uma das aeronaves, modelo Cheyenne II, foi incorporada à frota do Ciopaer em 2020 como a primeira UTI aérea de Mato Grosso. Adquirida nos Estados Unidos com recursos provenientes de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo Ministério Público Estadual e Tribunal de Justiça, a aeronave possui motores turboélice, capacidade para dois tripulantes, cinco passageiros e autonomia de 5h30 de voo. Ela está equipada para operações aeromédicas, e tem lance inicial de R$ 5,9 milhões.
A segunda aeronave, modelo Baron 58, foi apreendida durante uma operação conjunta de combate ao tráfico de drogas entre a Polícia Federal de Rondonópolis e o Ciopaer. Depois de passar por análise operacional e técnica, a Justiça Federal de Mato Grosso, em 2019, autorizou seu uso em operações de segurança pública. Esta aeronave tem lance inicial de R$ 2,1 milhões.
Com os leilões, a secretaria pretende adquirir uma aeronave mais moderna, espaçosa e confortável, que também será utilizada como UTI aérea e em missões de segurança pública. O leilão será realizado pela Comissão Permanente de Avaliação e Alienação de Bens da Sesp. A visitação às aeronaves ocorrerá nos dias 29 e 30, em horário comercial, no hangar do Ciopaer, no Aeroporto Internacional Marechal Rondon.
Para participar presencialmente, os interessados deverão se identificar no evento, preenchendo uma ficha e recebendo um número de senha para controle dos participantes pelo leiloeiro e sua equipe. Não é necessário cadastro ou habilitação prévia.
Para participar e oferecer lances online, os interessados deverão se identificar na janela apropriada do site do leiloeiro, preencher os dados solicitados e enviar os documentos de identificação e o comprovante do depósito da caução.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.