A secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ivete Mallmann informou, ao Só Notícias, que está sendo feito estudo, em conjunto com a Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Sinop, para a “construção de passagens aéreas de fauna, oferecendo mobilidade para os animais entre as reservas na busca de alimentos, e uma convivência mais saudável no meio deles. Hoje, elas são fragmentadas pelas avenidas da cidade”.
De acordo com a proposta, as passagens serão inseridas “nas avenidas Jequitibás, Pinheiros e Perimetral Norte para atender o Parque Florestal. Uma outra ideia que temos é colocar uma na avenida das Itaúbas para auxiliar a unidade de conservação do Parque Jardim Botânico e também na Avenida André Maggi onde temos uma fragmentação da reserva da Unemat com o prolongamento do córrego Neuza”, acrescenta Malmann.
Os servidores da secretaria e equipes da universidade também estão em negociação com uma empresa do ramo de energia. “Essas avenidas têm pontos de iluminação pública e precisaríamos fazer uma adequação dessas redes para que os animais não confundam a fiação das travessias com as linhas de energia, causando prejuízos. Entre os trechos da André Maggi e Perimetral Norte, será necessário um estudo mais aprofundado pois nesses locais a travessias de linhão (rede elétrica), ou seja, não é um simples cabeamento, se trata de uma situação mais delicada que vai precisar de apoio técnico”, destaca a responsável pela pasta.
“Está sendo tratada a possibilidade de fazer um vão onde o cabeamento de energia seria subterrâneo, ou reverter a energia nesses trechos isolando ela”, esclareceu. A questão passará por uma equipe técnica que avaliará a solução mais adequada.
O projeto é idealizado para atender “animais como os primatas e também preguiças. O maior problema é que um grande índice de acidentes perto das reservas tem sido com macacos, então a solução para a segurança deles seria esse caminho que servira de ponte suspensa para um tráfego seguro”, afirma Ivete.
A secretaria planeja fazer a ação por etapas. “Estamos avaliando um modelo utilizada em Manaus (AM). Em um primeiro momento seriam implementadas na avenida Jequitibás e Pinheiros, que é onde temos uma maior incidência de animais e possibilidade de experimentação mais elevada, medindo a aceitação dos animais e a qualidade do trabalho”
Agora, o planejamento está em fase de finalização para avaliação dos custos. “se nós tivermos a contribuição de uma empresa de distribuição de energia será uma situação, se não tivermos será outra, então o valor ainda não está confirmado. Acreditamos que na Perimetral Norte e André Maggi os custos serão maiores talvez pela necessidade de usar um cabo isolante para não haver interferências com o linhão que passa pelo local”, concluiu Malmann.