terça-feira, 24/setembro/2024
PUBLICIDADE

Secretária de Meio Ambiente apresenta programa para investidores na Costa Rica

PUBLICIDADE

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, apresentará o programa Produzir, Conservar e Incluir (PCI) durante o evento ‘Iniciativa 20×20: Desenvolvimento de uma rota para a restauração na América Latina e no Caribe’, hoje, na cidade de Turrialba, na Costa Rica. Esta é uma oportunidade para Mato Grosso obter visibilidade junto aos investidores internacionais.

A programação é promovida pela WRI (World Resources Institutes) que é uma instituição internacional de pesquisa que transforma ideias em ações na inter-relação entre meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano. A proposta deste ano é apoiar os países, províncias e estados que se comprometeram durante a Conferência Clima (COP 21) de Paris, em dezembro do ano passado, com a recomposição de 20 milhões de hectares de áreas degradadas nessa região de abrangência do evento até 2020.

Ana Luiza explica que levou para a apresentação as metas definidas pelo programa PCI, construídas a várias mãos entre várias secretarias do Governo do Estado, setor produtivo e sociedade civil organizada. Mato Grosso precisa recompor prioritariamente 1 milhão de hectares de Área de Preservação Permanente (APP) e 1,9 milhão de hectares de Reserva Legal. “Esta é uma grande oportunidade para que os estados que visam recompor seus passivos ambientais ou mesmo áreas com maior fragilidade em unidades de conservação ou em solo suscetível à erosão possam captar recursos para concretizar suas propostas”.

Além de Mato Grosso, representantes dos estados de São Paulo e Espírito Santo estão representando o Brasil. Ao todo 11 países confirmaram presença: Argentina, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, Guatemala, Honduras e México. Entre oito e nove investidores considerados de impacto também estão presentes, bancos internacionais e os 13 parceiros da Iniciativa 20×20.

A Iniciativa 20×20 é liderada por países para mudar a dinâmica da restauração da terra na América Latina e no esforço do Caribe (LAC). Desde o lançamento na COP 20, a iniciativa reuniu 11 países, três estados brasileiros e três programas regionais para mais de 28 milhões de hectares em compromissos para a restauração. Até o momento, já foram levantados mais de 730 milhões de dólares para estas metas, por meio 13 parceiros institucionais que estão motivados para lidar com múltiplas agendas de restauração regional.

O workshop em Costa Rica tem como objetivo reunir os pontos focais de cada país e realizar um debate entre os países, investidores de impacto, banqueiros de investimento, promotores de projetos e parceiros técnicos sobre programas ou estratégias de restauração. A proposta é identificar estudos (mecanismos financeiros, políticas, estado da arte da restauração) e ações (plataforma para o intercâmbio de informações, formação) para benefício regional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Voluntários retiram mais de 50 toneladas de lixo de rio em Mato Grosso

Mais de 52 toneladas de resíduos foram retiradas do...

Mais de 40 incêndios estão ativos e mobilizam 1 mil bombeiros em Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros extinguiu três incêndios florestais nas...

Mato Grosso tem alertas de tempestades para os próximos dias

Mato Grosso deverá ter temporais nos próximos dias, resultado...
PUBLICIDADE