A Secretaria municipal de Educação estuda firmar parceria com a Polícia Militar para implantar o projeto social Rede Cidadã. O assunto foi tratado, ontem, entre o secretário Gilberto Figueiredo e o coordenador do projeto em Mato Grosso, tenente-coronel Nivaldo José de Arruda. O projeto é de inclusão social realizado pela Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso, por meio da Polícia Militar. Atende crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 17 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
O projeto atua em três áreas de inclusão social: esporte, cultura e capacitação, por meio de várias atividades, como futebol, violão, karatê, dança, cursos de artesanato, pintura em tela, informática, entre outros. Para atender a essas crianças, o projeto possui uma equipe formada por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e professores de educação física e de cursos de capacitação.
O secretário Gilberto Figueiredo demonstrou o interesse em implantá-lo na rede. “Nós buscamos selecionar aqueles projetos que são bons e que vão refletir em resultados positivos para o ensino-aprendizado e tenho certeza de que esse será um deles”, pontuou.
O coordenador explicou que o projeto procura trabalhar os valores éticos e de cidadania. “Buscamos levantar a autoestima dessas crianças. O resultado comprovado é a redução da evasão escolar, pois a criança passa a ter prazer em ir para a escola”, disse o tenente-coronel.