A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizou, esta manhã, uma reunião com o Departamento de Produção Mineral – DNPM e empresários da mineração de Sorriso. Em pauta esteve a regularização das empresas mineradoras.
Segundo o secretário Sardi Trevisol, 18 empresas mineradoras estão instaladas nos Rios Teles Pires e Rio Verde, dentro dos limites do município. Durante a reunião, os empresários foram advertidos a fazer um estudo da situação ambiental dos rios e a recuperação das áreas degradadas. “Cabe á Prefeitura fazer a orientação e fiscalização para garantir a segurança ambiental das embarcações, evitando assim, que ocorram os acidentes ambientais nos rios”, explicou Sardi.
As empresas que exploram os rios de Sorriso retiram deles areia, cascalho, argila e pedra, que são utilizados por toda a população nas mais variadas atividades. A atividade mineradora ilegal provoca degradação do ambiente e contribue para a deterioração dos solos e dos recursos hídricos. A extração indiscriminada da areia nos afluentes, por exemplo, agravam sensivelmente o assoreamento dos rios. “A conservação e o uso sustentável dos recursos naturais são essenciais para um meio ambiente sadio a longo prazo”, conclui Sardi.