A Secretaria de Estado de Administração (SAD) dará início aos trabalhos de elaboração do planejamento estratégico sob a orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A reunião entre os técnicos dos dois órgão ocorrerá, amanhã, às 15 horas, na secretaria. O termo de adesão ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) já foi assinado também pelas pastas de maior demanda social: Saúde, Educação e Segurança.
Na reunião será definido o cronograma de trabalho. Nas prefeituras que já aderiram ao PDI, o projeto tem duração de quatro meses, com aulas a distância e reuniões presenciais. Segundo o assessor especial de Apoio aos Fiscalizados, Irapuan Noce, a inovação do PDI é a transversalidade, ou seja, nenhum órgão elabora o planejamento estratégico de forma isolada. "A SAD, por exemplo, é uma secretaria meio do Governo, mas que dá apoio às secretarias finalísticas, sendo importante a elaboração de um planejamento integrado".
Para o secretário de Estado de Administração, Francisco Faiad, a elaboração a longo prazo do planejamento estratégico é indispensável, pois a SAD é um órgão responsável por várias atividades do Governo, como folha de pagamento, gestão de pessoas, MT Saúde, Escola de Governo, Arquivo Público, dentre outras. "Por isso que a implantação do planejamento estratégico do TCE-MT começa pela SAD, pois esta é uma secretaria que trabalha diretamente com o servidor. E servidor valorizado é serviço público eficaz".
O PDI busca a transferência de técnicas de gestão e tecnologia já utilizadas pelo TCE-MT, que tem como um dos principais objetivos a implantação do Planejamento Estratégico. O programa também inclui o acesso ao sistema Geo-obras, que permite a fiscalização simultânea de obras que estão sendo realizadas no Estado e ainda a sessão de uso do malote digital, que aumenta a celeridade no envio de documentos.