A Secretaria de Estado e Segurança Pública, por meio do Grupo Estadual de Combate à Homofobia (Greco), trabalha na articulação, coordenação e alinhamento de ações entre os servidores da Segurança Pública e representantes do público de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT). O órgão representa a ação do Estado na prevenção e combate à homofobia, na recuperação da confiança da população LGBT nos órgãos de Segurança Pública e na humanização do serviço policial através de capacitação e formação educacional.
De acordo com o secretário executivo de Combate à Homofobia, Rodrigues de Amorim Souza, o objetivo do Greco é materializar os índices de criminalidade referente à população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT).
“O Grupo de Combate à Homofobia corresponde ao espaço onde se estruturam as linhas de ação contra a homofobia no âmbito da Segurança Pública. Esse espaço está em sintonia com o Art. 74º, Paragrafo III da Constituição Estadual de Mato Grosso que preconiza que é dever da Segurança Pública promover a integração social, com a finalidade de prevenir a violência, com resgate da cidadania mediante a assistência aos diversos segmentos excluídos dos processos de desenvolvimento socioeconômico”.
Ainda, segundo Rodrigues, outro importante mecanismo implementado no âmbito do Greco foi a Ficha de Controle de Crimes LGBT, que independente da motivação do crime, identifica as vítimas de homicídios, catalogando os dados, a autoria e o local do crime. “A partir do cruzamento desses dados é possível quantificar e qualificar a violência homofóbica, sendo recurso materializado suficiente para se constituir banco de dados específico”, disse.
Cada órgão que integra o Grupo Estadual de Combate à Homofobia têm o compromisso de contribuir na construção de um sistema eficiente de enfrentamento e combate à homofobia, representando o núcleo funcional dessa transversalidade.