As fiscalizações e vistorias técnicas realizadas pela Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros deverão aumentar com a aquisição de mais 25 novas viaturas feitas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública. Serão investidos R$ 849,9 mil para a compra das novas viaturas. São 25 veículos Fiat modelo hatch, conforme consta na ata de registro de preços.
De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Júlio Cezar Rodrigues, as viaturas serão distribuídas nas seções Contra Incêndio e Pânico das 18 unidades operacionais da corporação, com o objetivo de realizar vistorias técnicas nas edificações, instalações e locais de risco sujeitos a fiscalizações conforme com a Lei nº 8399/2015, que institui o código de segurança contra incêndio e pânico do Estado.
“A aquisição das viaturas faz parte do plano de aumento das atividades técnicas de segurança contra incêndio sobre a responsabilidade do Corpo de Bombeiros, sendo que um dos efeitos direto a sociedade será a redução do tempo de espera para as vistorias técnicas”, explicou o comandante geral.
De janeiro a setembro deste ano, os militares da diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros, realizaram 7.306 análises de processos, 9.813 vistorias edificações e locais de risco e 5.759 alvarás foram emitidos em todo Estado. No ano passado, de janeiro a dezembro, foram 3.848 análises de processos, 11.982 vistorias e 6.611 alvarás emitidos em Mato Grosso.
A diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico é responsável pela fiscalização e cumprimento da lei contra incêndio e pânico do Estado (Lei nº8399/2015) e em garantir a segurança de todas as pessoas que frequentam as edificações e locais de risco. Atualmente, a diretoria possui uma sede em Cuiabá e 18 unidades descentralizadas, uma em cada batalhão do Corpo de Bombeiros do Estado.