PUBLICIDADE

Secretaria começa atuação de transportadores de cargas sem proteção da carroceria em Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria municipal de Trânsito e Transporte Urbano começou as abordagens e orientação para cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro dos caminhoneiros que fazem transportes de cargas sem proteção da carroceria. A ação é classificada como infração gravíssima e pode render ao condutor uma multa no valor de R$ 293,47 e ainda ter o veículo retido. A atividade integra o cronograma de ações da Semana Nacional de Trânsito que termina no dia 25 deste mês.

O diretor do Departamento de Educação para o Trânsito, Benhur Carvalho, explica que apesar de ser bastante comum visualizar esse tipo de comportamento nas vias públicas, a prática é bastante arriscada e perigosa para coletividade. “Poda de árvores, cavaco, serragem entre outros, ao ser transportado sem a devida proteção pode acabar caindo em vias públicas durante o movimento do veículo. Esse objeto pode provocar desde um acidente leve até uma ocorrência grave, se porventura vier a atingir um motociclista, ciclista ou pedestre. Um material arremessado com velocidade pode romper o para-brisa e atingir o motorista que estiver trafegando atrás desse”.

Carvalho acrescentou ainda que esta semana, as abordagens consistem em uma ação educativa para o trânsito e, portanto, nenhuma multa será aplicada, mas pede a colaboração da população no cumprimento das regras e leis de trânsito. “Cumprir o código é promover o respeito e a segurança coletiva dos usuários das vias públicas”.

Todo veículo que transporta areia, pedras, tijolos, entulhos, garrafas, pó de serra ou qualquer outro material, somente deverá transitar em ruas, avenidas, estradas, rodovias e afins se estiver com a carroceria coberta por lona ou algum material similar.

De acordo com a assessoria, a secretaria adiantou que doutras ações serão executadas com o objetivo de conscientizar a população sobre estacionar veículos em vagas correspondentes, usar os dispositivos de segurança durante o uso dos carros e motos, bem como no respeito às sinalizações de trânsito.

Conforme Só Notícias já informou, o secretário municipal de Trânsito e Transporte Urbano, Joubert Sacramento disse que já está em andamento um estudo para definir a implantação de câmeras OCR, que é um equipamento de fiscalização automático com monitoramento de carros, caminhonetes e motos nas principais ruas e avenidas de Sinop.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE