PUBLICIDADE

Secretaria começa ampliar Horto Municipal em Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Rayan Nicacio/assessoria)

A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente começou as obras de ampliação da estrutura do horto, próximo ao Espaço do Empreendedor, com novos banheiros, cozinha e copa, sala para armazenagem de insumos e sala para o setor administrativo. “Também precisamos criar esse espaço para cuidar e administrar melhor nossos trabalhos, com condições adequadas para guardar insumos e que o nosso servidor tenha um ambiente para convivência, com chuveiros. O pessoal trabalha bastante, mexe na terra, então precisa dessa melhoria”, avaliou o supervisor da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Reckziegel.

Um pomar está sendo preparado com uma gama de diversidades frutíferas, para avaliar as espécies que se adaptam a região para desencadear a produção das mais diversas variedades possíveis de serem cultivadas na localidade, conforme o ambiente, adaptadas as condições de clima e solo.  “Vamos implantar frutíferas nativas, como a castanheira, até as mais comuns, como mexerica, acerola, jabuticaba e avaliar se elas são produtivas, a sua resistência em relação às pragas e doenças. Quando estiverem em produção, e tiver disponibilidade, vamos entregar às entidades”, detalhou o supervisor.

A criação do pomar possibilitará ampliar as atividades avaliativas das culturas. “Nós temos uma área grande no horto. A exemplo do jardim clonal da banana, que está em andamento, estudamos uma outra avaliação sobre variedades de mandioca. Quais os benefícios? Principalmente, identificar o que é possível produzir para se implantar numa condição de produção comercial, esse é o objetivo principal. A gente vai poder identificar isso para o nosso pequeno produtor”, concluiu o Marcelo.

O Horto Municipal tem 10 hectares de área total e tem como objetivo ampliar a produção de plantas ornamentais, frutíferas e nativas para serem usadas no paisagismo das vias e espaços públicos do município.

A prefeitura disponibiliza à população algumas espécies ornamentais, como uma forma de incentivar a arborização de nossa cidade, aumentando as áreas de sombra e, consecutivamente, a qualidade do ar e temperatura, informa a assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE