Aconteceu ontem à tarde o encerramento do curso de cabeleireiro da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SAS) de Sinop. O evento contou com a presença do prefeito em exercício Aparecido Granja, secretária de Assistência Social Renata Leitão, além das formandas.
Receberam o diploma de profissionalização 11 alunas, que passaram por um treinamento intenso que teve duração de seis meses. ”Esse é um curso longo, que exige a dedicação e esforço das alunas. Por isso cada uma delas é vitoriosa”, declarou a secretária Renata Leitão.
As formandas saíram do curso aptas a entrarem no mercado de trabalho. ”Para aquelas que queriam ter uma profissão, hoje o sonho é uma realidade. Nossa intenção é exatamente essa criar oportunidades”, disse Renata.
Lúcia Souza mora em Sinop há um ano. Ela veio para o município em busca de novas oportunidades. Com o curso encontrou uma chance de proporcionar uma vida melhor para a família. ”Antes mesmo de concluir o curso eu já comecei a trabalhar. A chance proporcionada pelo poder público criou a oportunidade que eu esperava, que era a de ser uma profissional”, declarou Lúcia.
A SAS oferece ainda os cursos de manicure, datilografia, informática, secretária do lar e culinária. Todos mantidos com recursos da Prefeitura de Sinop. ”Compete a nós a obrigação de oferecer para as famílias alternativas para que elas busquem com dignidade seu próprio sustento” disse o Prefeito em exercício Aparecido Granja.
Cerca de 500 pessoas já foram formadas através dos cursos oferecidos pela SAS no decorrer dos últimos quatro anos, desde que o projeto foi implantado. Atualmente existem aproximadamente 200 pessoas participando das oficinas que estão em andamento. Vale ressaltar que juntamente com a entrega do certificado as alunas recebem também um kit básico de materiais para que possam começar a trabalhar de imediato.