A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) projeta diminuir os gastos com energia elétrica começando pelo órgão central, localizado no Centro Político Administrativo em Cuiabá. Para isso, solicitou a colaboração do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que conquistou em 2015 o selo ISO 50001 de eficiência energética.
O coordenador de Núcleo de Patrimônio do TCE, Marcelo Catalano Correa, e o técnico em telecomunicações Edwesley Correia da Silva visitaram a Seduc na quarta-feira (21). Junto a Superintendência Administrava definiram a primeira ação: instalar um analisador de energia.
O aparelho será cedido pelo Tribunal na próxima semana e irá aferir durante 24 horas o consumo do 1º piso do Anexo 2 da Seduc, no intuito de um diagnóstico de consumo. Após a leitura, a Seduc iniciará o planejamento de ações de economia e sustentabilidade.
Exemplo dessas ações sugeridas pela equipe do TCE é a troca das lâmpadas fluorescentes que geram gastos, pois, queimam, e precisam de descarte específico.
Com o conhecimento que estará repassando à Seduc, por meio dessa cooperação, entre os anos de 2013 e 2014 o TCE economizou 5% de KW/h no consumo consolidado, e esse ano já conseguiu uma economia de 7% de KW/h.