PUBLICIDADE

Secretaria busca apoio profissional na instalação de passagens suspensas de animais no Parque Florestal em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável segue as tratativas com uma empresa que presta serviços de energia no município para deslocamento das redes elétricas e ajustes no terreno de avenidas nas dependências do Parque Florestal, onde serão instaladas passarelas para a travessia segura, entre reservas, de animais como o macaco-aranha, zogue-zogue, e os prego, além de outras espécies como as preguiças. A ideia desenvolvida com o suporte da Universidade Federal de Mato Grosso segue sem projeção de gastos.

“Fizemos o encaminhamento mas as definições desse apoio técnico vêm segudo deliberação da diretoria (da empresa) em Cuiabá, por isso devemos aguardar o posicionamento para só então estabelecermos cronogramas de obras. Do contrário, teremos que custear com recursos próprios, colocando dentro do orçamento municipal e fazendo uma programação para execução. O apoio da empresa segue sendo o foco, porque é uma questão de segurança para os animais, além facilitar os trabalhos e diminuir o prazo”, detalhou a secretária Ivete Mallmann.

A produtora de energia elétrica renovável de uma usina também deve participar do projeto, indica Ivete. “Nós tivemos uma visita técnica que tem interesse, porém, para captação  de recursos as empresas precisam dos prazos para que possam se organizar e contribuir”.

A inserção das passarelas terá papel fundamental em pesquisas da UFMT. “Serão estudados o fluxo e quantidade de animais entre as reservas, sem falar de interações entre um grupo e outro, temos exemplares como o macaco-aranha da cara branca, que corre risco de extinção, sendo muito significativo às análises. Também faremos o acompanhamento das famílias de macacos e buscaremos a ampliação do número de primatas”, destacou.

Como atração aos moradores, a secretaria deseja ainda “tornar esses pontos em locais de visualização dos animais, e a secretaria de Desenvolvimento Econômico também vai utilizar isso no meio turístico”, concluiu Mallmann.

Conforme Só Notícias já informou, os acessos serão instalados nas avenidas Jequitibás, Pinheiros e Perimetral Norte. Também é planejado a inserção de uma na avenida das Itaúbas  que deverá auxiliar a unidade de conservação do Parque Jardim Botânico e também na Avenida André Maggi onde há a fragmentação da reserva da Unemat com o prolongamento do córrego Neuza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE