A secretaria Estadual de Segurança Pública constatou aumento de 4 (em 2020) para 26 óbitos ano passado tanto na área de tráfego urbano quanto nas rodovias que cortam o município. Também foi verificado um crescimento de 37% em acidentes com lesões corporais de âmbito culposo, subindo de 24 para 33.
A superintendência do Observatório de Segurança Pública registrou o envolvimento de 230 carros, caminhonetes, camionetas e utilitários em acidentes com feridos e mortos no ano passado e 213 em 2020. Entre motos, motonetas e ciclomotores relatados, foram 96 ano passado e 106 no anterior. Consta no detalhamento com veículo de grande porte que houve 31 ocorrências com caminhões, ônibus, reboques e semirreboques no período de 2021, e 24 relatados durante 2020.
Um dos fatores chave para alta de casos, segundo o diretor de Trânsito e Segurança Pública do município, Luiz Carlos Gonçalves, tem sido o crescimento do próprio município e da frota. “Para lidar com isso temos cobrado o prefeito, e dentro do plano de governo nesses quatro anos faremos a secretária de Segurança Pública, e almejamos ainda a implantação da Guarda Municipal, atualmente tendo o serviço acumulado pela Polícia Militar que não consegue lidar com toda a população de 48,6 mil habitantes”, disse, ao Só Notícias. Ele também destacou que Nova Mutum tem crescimento populacional de 11 até 12% anualmente, gerando uma maior circulação de veículos e mais desafios para melhorar o trânsito.
O planejamento também consiste na“intensificação das fiscalizações no trânsito quanto a bebidas alcoólicas principalmente nos feriados e finais de semana. Temos um trabalho em parceria com o município e o estado que é a jornada voluntária, onde pagamos horas extras aos militares para fortalecer os períodos em atividade, junto a fiscais. Também faremos mudanças em ruas de bairros, com sinalizações verticais e horizontais, e inserção de lama asfáltica que tem sido postergada apenas pelo período chuvoso”, afirmou o diretor.
A departamento de Trânsito ainda programa a realização de quatro campanhas, como o Maio Amarelo, de conscientização ao longo do ano, indica Luiz. “Atividades em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Ministério Público, com orientação e cuidados no trafego, questões de direção perigosa, respeito à faixa de pedestre entre outras ações. Também existe o plano de trazer comerciantes para também orientarem suas equipes na programação”.
Conforme Só Notícias já informou, em Sinop subiu 40,35% o número de mortes envolvendo acidentes veiculares, Sorriso teve alta de 125% e Lucas do Rio Verde 42,11%