O levantamento feito pela secretaria de Trânsito e Transporte Urbano apontou que houve um aumento de 12,18% em acidentes de trânsito em Sinop, no mês de junho na comparação com mesmo período do ano passado. De 156 acidentes passou para 175. Desse último número, 110 contabilizaram prejuízos materiais e outros 65 tiveram vítimas.
Na avaliação dos especialistas, a trajetória permanente de crescimento no que tange os acidentes revela um cenário preocupante e que serve de alerta para uma maior atenção e cuidado nas vias. A palavra de ordem é consciência, visto que a maior parcela dos casos é provocada por fatores humanos, sejam eles a falta de atenção, excesso de velocidade, desrespeito às normas e leis, e não por fatores de ordem mecânica, com veículos.
“Não é a falta da sinalização, de manutenção de veículos, mas, sim, a questão de ser humano. Esse é o ponto que, por mais que a pessoa tenha formação na auto-escola, campanhas sejam realizadas, o fator humano e a consciência no trânsito sempre serão determinantes para ocorrências dessa natureza”, disse o guarda civil Alessandro Silva Oliveira, da área de Planejamento Estratégico e Estatístico da Secretaria Municipal de Trânsito.
Imprudência, excesso de velocidade e falta de atenção permanecem como as principais responsáveis pelas ocorrências. “Podemos verificar que a maior causa destes acidentes é a falha humana, entre elas, a imprudência pelo desrespeito à sinalização, uso de substâncias que afetam os sentidos, principalmente o consumo de álcool, o abuso na velocidade do veículo e a falta de atenção, esta última amplificada principalmente pelo uso do celular”, alerta o guarda civil Alessandro Silva Oliveira.
Em Sinop, são 139.935 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e uma frota de veículos calculada em 118.612 unidades, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
As informações são da assessoria.