O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Seneri Paludo, anunciou durante o II Encontro de Dirigentes Municipais de Turismo, a criação do Conselho Estadual de Desenvolvimento do Turismo (Cedtur). A minuta do Projeto de Lei está sendo finalizada.
O Cedtur terá caráter consultivo, propositivo e deliberativo e será um órgão superior de assessoramento e integração vinculado à Sedec, com o objetivo de propor ações e oferecer subsídios para a formulação da política de desenvolvimento turístico do Estado.
A exemplo dos conselhos de Desenvolvimento Empresarial e Agrícola, o de Turismo será o fórum institucional dentro da Sedec para discutir os assuntos ligados ao setor.
De acordo com o PL serão funções da entidade apreciar e julgar pedidos de incentivos fiscais e financeiros, propor e deliberar sobre as prioridades de aplicação dos recursos do Fundo Estadual do Turismo (Funtur), compor comissões, câmaras setoriais ou temáticas para tratar de assuntos de interesse da política de turismo e estimular a formação e o desenvolvimento sustentável de empresas turísticas.
Ele será formado por representantes dos setores público e privado e presidido pelo titular da Sedec.
De acordo com Paludo a criação do Cedtur vem demonstrar a importância que a atual administração tem dado ao turismo como agente de transformação econômica e social no Estado.
Ele destaca que a Lei que Define o Plano de Desenvolvimento de Mato Grosso (7.958/03), já previa a criação desse conselho e do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), que nunca aconteceu. “Precisamos resgatar o que está na Lei. Esse conselho será mais uma ferramenta que irá nos auxiliar no desenvolvimento do turismo no Estado”.