A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) orienta aos candidatos inscritos no concurso de delegado da Polícia Civil que aguardem a notificação do Tribunal de Justiça para definição dos novos direcionamentos em relação ao certame. A secretaria afirma que ainda não foi notificada oficialmente da decisão de reabertura das inscrições e a alteração do cronograma previsto do concurso público.
Por meio da imprensa, a pasta tomou conhecimento da liminar ingressada pela Defensoria Pública e acatada pelo juiz Luís Aparecido Bortolussi Júnior, da Vara Especialização de Ação Civil Pública e Ação Popular, que retira a obrigatoriedade de idade máxima de 45 anos para concorrer ao cargo.
O secretário Rogers Jarbas orienta aos candidatos que suspendam os investimentos com passagens e estadia e que aguardem a publicação do novo cronograma, até que o Estado seja notificado. “Pedimos aos candidatos que aguardem, pois assim que formos notificados oficialmente, vamos apresentar o novo cronograma para as etapas do concurso, que serão alteradas tão logo isso ocorra”.
A proposta de realização do concurso integra o plano de reestruturação do Governo do Estado para a Segurança Pública, que contempla condições de trabalho ao efetivo, e investimentos em equipamentos, qualificação e mobilidade.
De 2015 até 2017, ingressaram nas forças de segurança 3.663 novos profissionais. Além do concurso para delegado de polícia, até o próximo ano ainda deve ser realizado concurso para 100 soldados do Corpo de Bombeiros, 1,2 mil policiais militares e 1,2 mil policiais civis.