O prefeito Lírio Lautenschlager e a secretária de Ação e Promoção Social, Karla Lautenschlager, participam nesta quinta-feira, do Seminário "Mato Grosso Contra a Pedofilia e Objetivos do Milênio – ODM". Promovido pelos governos do Estado e da União, em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o evento que está sob a coordenação da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego Cidadania e Assistência Social, Sala da Mulher da AL e Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (TEM). Devem participar da programação prefeitos e gestores Municipais de Assistência Social, conselheiros Tutelares e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
Aberto ao público em geral, o seminário tem o objetivo de realizar ação conjunta para prevenir e combater a pedofilia, localizar pessoas desaparecidas e promover o enfrentamento à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes no Estado de Mato Grosso, além de contribuir para promover a divulgação e o debate entre a sociedade e os poderes públicos sobre o 4.º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Brasil – publicação do IPEA.
A expectativa dos organizadores com a realização do evento é reduzir a prática deste tipo de crime. Na quinta, será realizada a entrega de 148 veículos e 148 computadores para cada um dos Conselhos Tutelares dos 141 Municípios do Estado. De acordo com a secretária de Ação e Promoção Social de Nova Mutum, Karla Lautenschlager, é importante destacar que este evento é mais uma ação que estão sendo desenvolvida em todo o território nacional com para marcar a passagem de 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. "Nova Mutum também está engajada nessa mobilização. Temos desenvolvido várias ações no sentido de conscientizar a população sobre a importância de se construir uma rede de combate a essa violência", diz.
Além do fórum realizado em abril, hoje, mais uma ação está sendo realizada aqui no município. Esta tarde acontece na BR-163 uma blitz, com a distribuição de material de orientação e conscientização sobre esta que se constitui numa das mais trágicas mazelas sociais brasileiras.