O primeiro corixo antrópico na região do Pantanal Mato-grossense, que fica no km 47 da rodovia Transpantaneira, está sendo o único lugar com condições para atender a fauna local neste período de seca. Diversas trilhas, localizadas ao redor do poço de água, demonstram que o espaço tem sido bastante visitado por animais. O ponto de apoio foi viabilizado por meio da destinação de R$ 209,7 mil do Banco de Projetos e Entidades do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (Bapre)
De acordo com a promotora de Justiça Ana Luíza Ávila Peterlini, o projeto para execução do Sistema de Mananciais do Plano de Proteção contra incêndio florestal foi apresentado e executado pela Associação de Defesa do Pantanal (ADEPAN). Com 150 metros de comprimento, quatro de largura e três de profundidade, o corixo serve de refúgio para os animais matar a sede e se refrescar em momentos de estiagem.
Conforme o projeto, além da água armazenada no período da chuva, o corixo antrópico recebe água do subsolo captada por poço tubular. Para a utilização do espaço para combate a incêndio, o acesso para captação da água foi feito por meio de um mirante, às margens da Rodovia Transpantaneira, estilo drive tru. O caminhão do bombeiro entra, abastece e sai por um outro local.
O projeto prevê ainda que o mirante possa servir no futuro para pontos de observação turística do ambiente pantaneiro.
A informação é da assessoria do Ministério Público
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.