A gerência de Administração do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) abriu licitação para contratar uma empresa que irá desenvolver o projeto da sede própria do órgão, que será construída na avenida Bruno Martini esquina com avenida José Teobaldo Anschau, no bairro Nossa Senhora Aparecida. As obras estão previstas para o ano que vem, com investimentos superiores a R$ 3milhões.
A empresa que será contratada terá que cumprir três etapas. Na primeira fase, com prazo de 30 dias, deverá ser feita a análise da concepção arquitetônica da sede proposta pelo Sebrae, com proposição de possíveis alterações e estudos “necessários para cumprimento” da etapa. Em seguida, a empresa terá 45 dias para encaminhar os projetos básicos e complementares para os órgãos responsáveis. A terceira etapa é a aprovação, que deverá ser em 30 dias. Os prazos, no entanto, poderão ser prorrogados.
O contrato terá validade de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado até o limite de 60 (sessenta) meses. O projeto da nova sede prevê guarita, hall de entrada, área de atendimento, sala de reunião, almoxarifado, salas de reuniões, central de funcionamento de lógica, copa, área de serviço, banheiros, espaço de circulação, área para eventos e estacionamentos internos e externos. No total, a construção deverá passar de 600 metros quadrados. A área da sede tem 10 mil metros quadrados.
Consta no projeto que o novo prédio “se propõe a ser um espaço de promoção de conexões e negócios entre empresas tradicionais e inovadoras por meio da aplicação, cocriação e validação de soluções Sebrae e do ecossistema de inovação da região Norte do Estado, abrangendo 10 municípios, convergindo para um ambiente favorável a execução da missão do Sebrae-MT, qual seja: promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável de nossos clientes e estimular o empreendedorismo de forma ética e justa”.
O Sebrae em Sinop conta com um orçamento anual de aproximadamente R$ 2,5 milhões. A unidade é responsável por atender também Sorriso, Ipiranga do Norte, Nova Ubiratã, Vera, Feliz Natal, Santa Carmem, Cláudia, União do Sul e Tabaporã, realizando eventos como cursos, palestras, oficinas e consultorias.
“Durante os mais de 20 anos do Sebrae no município, sua sede sempre foi em prédio alugado, e tendo em vista o crescimento vigoroso da economia de Sinop que atualmente tem uma população superior a 150 mil habitantes, houve um aumento considerável no volume de atendimentos e eventos realizados, fazendo com que a estrutura atual não comporte mais essa demanda, onde por várias vezes ao longo do ano, se fez necessário a locação de salas de treinamentos e auditórios para realização de nossos eventos, principalmente grandes palestras e seminários”, justifica a gerência de Administração, no certame.
A área para a construção do Sebrae foi doada pela prefeitura de Sinop.