O hospital Santa Casa, mantido pela secretaria estadual de Saúde (SES) em Cuiabá, atende atualmente 19 adultos e 7 crianças que são pacientes regulares na clínica de hemodiálise da unidade. No ano passado, foram atendidas 434 pessoas mensalmente, um aumento de 7,4% em relação a 2023, quando houve 404 atendimentos por mês.
A Santa Casa conta com uma área pediátrica, com capacidade para 6 máquinas, e para adultos com capacidade para até 16 máquinas. A unidade possui uma equipe médica multiprofissional composta por nefrologistas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais.
“A clínica de hemodiálise do Hospital Estadual se destaca como uma unidade essencial para o tratamento de pacientes com doença renal crônica, oferecendo assistência especializada e um ambiente moderno para garantir qualidade e segurança no atendimento, além do conforto do paciente”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, através de assessoria.
Mato Grosso registra cerca de 2 mil pacientes em tratamento nos serviços de hemodiálise do estado. A previsão da central estadual de transplantes é de que 40% a 50% desse quantitativo tenha a indicação para o transplante renal.
Na última semana, houve a retomada dos transplantes renais, resultado de um investimento do Estado de mais de R$ 19 milhões por ano.
A hemodiálise é feita através de uma máquina, que limpa e filtra o sangue eliminando resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e líquidos. Além disso, o procedimento ajuda no controle da pressão arterial e a manter o equilíbrio de diversas substâncias.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.