Caminhoneiros que passarem pela MT-241, quilômetro 11, na praça de pedágio, em Sorriso, amanhã receberão o apoio do Programa Rota Cidadã, promovido pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Trânsito (Detran) e pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) em parceria com as Polícias Rodoviárias Federal e Estadual (PRF e PRE), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
A expectativa é que mais de 200 motoristas passem pelo local. O Rota Cidadã oferece, além de orientações educativas de trânsito, atendimento médico, psicológico, odontológico, noções de primeiros socorros, vacinas, testes de glicemia (para verificar diabetes) e aferição de pressão. Ele foi criado em 2008 e atendeu mais de mil condutores de veículos pesados na região de treze municípios com blitze educativas com motoristas de veículos de carga e transporte de produtos agrícolas nas quais são distribuídas filipetas contendo regras de circulação para todos os usuários de vias públicas.
O programa também dá orientações educativas sobre riscos e perigos nas estradas, regras de trânsito, legislação, direção defensiva, direitos básicos de quem trabalha nas estradas, índice de acidentes, distribui kits educativos.
Este ano, os órgãos envolvidos pretendem aumentar em vinte por cento a antiga meta, de 1.000 atendimentos. Em 2008, os realizadores conseguiram fazer quase 1.100 atendimentos. Os motoristas presentes também vão receber orientação psicológica e noções de primeiros socorros a vítimas de acidentes de trânsito.
Todos os anos, os custos sociais dos gastos com acidentados de trânsito e tratamento de uso abusivo de medicamentos, drogas ilícitas e bebidas alcoólicas geram um grave prejuízo aos governos estaduais e federal. O Rota Cidadã pretende ajudar a reduzir esses números.