O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial tem 560 vagas para qualificação e especialização profissional em quatro cursos. Só na área têxtil e vestuário são 530 para Auxiliar de Costureiro, Corte de Confecção Industrial para Malha, Corte de Confecção Industrial para Tecido Plano, Costura Industrial de Camisetas, Costura Industrial de Tecido Plano, Costureiro Industrial Polivante, Desenhista de Moda, Modelagem Industrial para Tecido Plano, Modelagem Industrial para Malha, Modelista e Cortador de Confecção Industrial para Tecido Plano e Malha.
As inscrições podem ser feitas tanto no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Iguaçu quanto no Senai-Rondonópolis. As aulas serão no Jardim Iguaçu e na sede da Associação de Moradores de Bairros da Região Salmen (Unisal), localizada no Bairro Parque Universitário. Há disponibilidade de horários para os períodos matutino, vespertino e noturno. As opções são
Na área de automação de sistemas de segurança predial, estão abertas as matrículas para a especialização básica Eletricista de Automação Predial, com foco na instalação de sistemas de segurança patrimonial. O curso, com apenas 15 vagas disponíveis, é voltado para profissionais que atuam com instalação e manutenção de equipamentos e dispositivos de automação e sistemas elétricos em segurança eletrônica predial. Já na área de metal mecânica, o curso é a especialização em Programador e Operador de Torno a CNC, cujo objetivo é preparar os profissionais, com conhecimento e prática em tornearia convencional, a executar operações básicas de programação e execução automatizada do equipamento, que vem sendo adquirido e utilizado pelas indústrias do município, aumentando a demanda das empresas por profissionais qualificados neste ramo. Para este último, também são apenas 15 vagas abertas.