Dez homens que estavam detidos na Delegacia do Centro de Rondonópolis, antigo Cisc, foram encaminhados para a Penitenciária da Mata Grande, ontem. A transferência ocorreu após uma reunião do delegado regional de Rondonópolis, Henrique de Freitas Meneguelo, com chefe do Setor de Operações Especiais (SOE) e diretor em exercício da unidade Penitenciária de Mata Grande, Ailton Ferreira.
Durante a reunião, que se estendeu por quase toda manhã, Meneguelo expôs questões relevantes como a falta de estrutura para a permanência dos detentos na delegacia, considerando que a unidade policial não é o local destinado para permanência dos presos. O diretor da unidade, Agno Sergio Ramos, que está de férias, manteve contato durante todo encontro e entendeu os aspectos apresentados pelo delegado diante da situação.
"As consequências da manutenção dos presos nas delegacias são a superlotação e a dificuldade no atendimento de condições básicas, como alimentação e higiene. Mesmo a greve da categoria permanecendo, a direção decidiu receber os presos.", disse Meneguelo.
Os presos que estavam na unidade da Polícia Civil foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para serem submetidos a exames de corpo de delito no início da tarde e após, conduzidos para a cadeia pública, anexa ao presídio da Mata Grande em Rondonópolis.