PUBLICIDADE

Rondonópolis: mutirão resulta na retirada de 15 toneladas de lixo que estavam em córrego

PUBLICIDADE

O mutirão de limpeza do ribeirão Arareau resultou, no final de semana, na retirada de 15 toneladas de lixo e o trabalho foi feito por integrantes de mais de 40 entidades públicas e privadas, distribuídas em nove trechos de limpeza, da ponte da rua José Barriga até a desembocadura do rio Vermelho. A iniciativa faz parte do projeto socioambiental desenvolvido pelo Juizado Volante Ambiental de Rondonópolis em parceria com o Ministério Público Estadual, Ong Cantinho de Proteção Animal e secretaria municipal de Meio Ambiente. O projeto está na 4ª edição.

No ano passado, em outra ação do projeto às margens e leito do ribeirão, foram removidas 80 toneladas de resíduos sólidos. Em 2015, foram 300 toneladas.

De acordo com a juíza responsável pelo Juvam, Milene Beltramini, o projeto tem como meta a completa revitalização do Córrego Arareau. “Percebemos que a cada ano de mutirão, o volume de resíduos retirados do Arareau tem se reduzido significativamente, demonstrando o despertar da conscientização ambiental. Resultado que concretiza a soma de esforços dos voluntários participantes do projeto ‘O Rio é Nosso’ que abraçaram esta causa em prol do meio ambiente, a quem externo meus sinceros agradecimentos”.  A magistrada destaca também que o projeto terá sequência com o plantio de árvores em Áreas de Preservação Permanente degradadas, levantamento e cercamento das nascentes do ribeirão Arareau, com orientação técnica aos proprietários de imóveis rurais onde estão localizadas as nascentes.

Paralelamente ao mutirão de limpeza foi realizado um “pit stop” educativo no semáforo da rua Fernando Correa da Costa, sob a coordenação da Polícia Militar de Proteção Ambiental, com participação de acadêmicos e alunos do Programa Educacional Agente Ambiental Mirim (Proeam), que ajudaram na distribuição de sacolinhas de lixo para veículo e orientação sobre o descarte correto de dejetos.

A informação é da assessoria.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE