O comércio rondonopolitano espera vendas em ascensão para o dia das mães. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis (CDL) acredita em aumento de 7% a 10% nas vendas, em relação ao mesmo período de 2007. A Associação dos Lojistas do Rondon Plaza Shopping também está otimista. Acredita em acréscimo de até 30% nas vendas este ano, em relação a igual período do ano passado. Nesse clima, as lojas já vêm registrando público consumidor em busca do presente das mães.
Para o diretor de serviços e produtos da CDL, Maurício Pugas, a previsão de aumento nas vendas para o dia das mães 2008 é baseada no comportamento do comércio local desde 2007, com recuperação da economia local e regional após o péssimo ano de 2006, em função da crise no agronegócio. Tanto é que relata que, no primeiro quadrimestre de 2008, as consultas da CDL sinalizam aumento de 16% nas vendas, se comparado com o mesmo período de 2007, quando também já havia registrado melhora em relação a 2006. Se comportar como 2007, Maurício diz que presentes como calçados, confecções, perfumes e flores serão os itens mais procurados. No entanto, lembra que os eletroeletrônicos têm se destacado ultimamente.
A presidente da Associação dos Lojistas do Rondon Plaza Shopping, Zilma Guelere, argumenta que a perspectiva positiva do empreendimento comercial para o dia das mães tem muito a ver com o aquecimento do mercado de Rondonópolis, motivado pela melhora na produção de grãos e vinda de muita gente nova para a cidade. Além disso, a empresária lembrou que, tradicionalmente, o Dia das Mães é uma data que vende muito. Os segmentos mais visados devem ser os de roupas, calçados e jóias. Com a boa fase, Zilma não deixa de acreditar que os consumidores vão estar optando por presentes mais caros este ano.