O Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, habilitado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para receber aeronaves de médio porte, passa a receber vôos com 68 passageiros na segunda-feira, dia 31 de janeiro. O voo comercial da empresa aérea Trip vai aterrissar na cidade às 10 horas da manhã. Até agora, a empresa mantém voos com 42 assentos. O desembarque dos passageiros marca a elevação do nível do aeroporto que subiu de 3 para 5.
A população de Rondonópolis deve contar com vôos maiores em breve. O diretor de Inteligência e Mercados da empresa, Carlos Alberto Bourguignon, explica que a equipe técnica da companhia vem desenvolvendo estudos internos para verificar a viabilidade de voos maiores, inclusive com o Jato Embraer 175 de porte médio que transporta 86 passageiros. Entre os itens avaliados está a viabilidade econômica e as condições da pista do aeroporto. Bourguignon explica que num segundo momento a Anac avalia outros requisitos.
O diretor conta que entre as expectativas da empresa está a de definir uma linha com o roteiro de Cuiabá/Rondonópolis/São José do Rio Preto/Araçatuba e São Paulo (Guarulhos). Bourguignon esclarece que voos com a média de 19 a 50 passageiros são considerados pequenos. Entre 60 e 110 assentos são classificados como voos de médio porte e acima de 110, voos grandes.
Nível cinco
Rodrigo Lugli, secretário de Transporte e Trânsito do Município, explica que a Anac fez a reclassificação do Aeroporto Marinho Franco e autorizou receber voos maiores depois avaliar e aprovar a série de melhorias feitas. Ele conta que a obra de reforma e ampliação do terminal de passageiros garantiu melhores condições para a população usuária e preparou Rondonópolis para receber aeronaves de médio e grande portes.
Agora o município trabalha para concluir os últimos detalhes das obras e adequações e inaugurar as novas instalações do aeroporto em seguida. O investimento feito dobrou a capacidade do terminal de passageiros. Os usuários foram beneficiados também com a construção de banheiros. O projeto conta ainda com a ampliação do pátio de manobra. A aplicação total é da ordem de R$ 5,4 milhões em obras de melhorias no Aeroporto Marinho Franco.
Segurança dos passageiros
Os investimentos feitos no Aeroporto Marinho Franco contemplam também o sistema de segurança dos passageiros. Entre os projetos desenvolvidos está o do canal de inspeção de passageiros e bagagens (detector de metais). O serviço permanente do Corpo de Bombeiros no local ajudou a garantir a elevação da segurança contra incêndio para o nível 5. O que ofereceu condições para o aeroporto receber aeronaves de médio porte.