O trecho de 350 quilômetros de extensão da MT-358, entre os municípios de Barra do Bugres e Comodoro, poderá levar o nome de Olacyr Francisco de Moraes. O empresário do ramo do agronegócio morreu aos 84 anos, no dia 16 de junho, em São Paulo. Ele lutava contra um câncer de pâncreas descoberto no início do ano passado.
Embora tenha ficado famoso pelo título de "rei da soja”, Olacyr já estava há anos afastado do agronegócio. Durante sua carreira de empreendedor, chegou a ter mais de 40 empresas nos setores agrícolas, de construção civil e exploração de minérios.
Em 1979, Olacyr construiu a empresa Usinas Itamarati, proprietária de 100 mil hectares de terras no Estado, cultivando principalmente cana-de-açúcar em terras próprias e de terceiros. Anos depois, a Usina Itamarati produziu sozinha acima de sete milhões de toneladas de cana, que resultaram em mais de 6,3 milhões de sacos de açúcar, 211 milhões de litros de álcool anidro e 128 milhões de litros de álcool hidratado, tornando-se assim a primeira empresa no mundo em quantidade de cana esmagada por safra.
O projeto de lei para dar o nome do empresário à rodovia é de autoria do deputado estadual Saturnino Masson (PSDB). Ele lembra que Olacyr fez investimentos em vários setores da economia mato-grossense. "O empresário contribuiu e muito não só com a economia do Estado, mas também com o Brasil. Foi um dos maiores incentivadores da construção da Ferronorte, umas das obras mais importantes para garantir o corredor de escoamento de grãos produzidos na região norte e centro-oeste do Brasil, para o porto de Santos, em São Paulo".