A Polícia Militar divulgou, ontem, que aproximadamente 35 mil pessoas comemoraram a chegada de 2022 no tradicional réveillon dos lagos em Matupá (209 quilômetros de Sinop). A festa contou com show nacional da sertaneja Lauana Prado, bem como apresentações locais, regionais, e queima de fogos de aproximadamente 16 minutos.
Para atender o evento, a PM desencadeou operação especial após planejamento operacional que visou estabelecer ações para atuar de maneira preventiva, com objetivo de diminuir os índices criminais durante o período festivo. Apesar do grande público, apenas uma ocorrência (de injúria) foi registrada pelos policiais.
De acordo com o relatório, trabalharam no evento militares do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel, Grupo Raio de Guarantã do Norte, Cavalaria, além de policiais do quartel do Comando Geral da PM, e efetivo local de Matupá. A operação foi comandada pelo primeiro-tenente da PM, Hugo Gutemberg.
“O principal objetivo foi a preservação da ordem pública, no perímetro externo e interno do evento”. “Dessa forma, o policiamento ostensivo estrategicamente distribuído no terreno contribuiu para a prevenção de crimes e quaisquer outros atos que poderiam perturbar o estado de tranquilidade e normalidade dos participantes”, destacou a PM no relatório.
Ainda consta que foi verificado que para os próximos anos há necessidade de um contingente ainda maior de policiais militares, em virtude do grande número de pessoas presentes serem oriundas de outras cidades da região.