PUBLICIDADE

Retiradas 5 toneladas de lixo do rio Paraguai em Cáceres através de mutirão

PUBLICIDADE

Cerca de cinco toneladas de lixo foram retiradas das margens do rio Paraguai durante o mutirão de limpeza realizado, no último final de semana. A ação, promovida pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Cáceres, é realizada em conjunto com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Polícia Ambiental, Marinha e voluntários da região.

Segundo o servidor do Juvam de Cáceres, Sebastião Oliveira, entre o material retirado das margens do rio havia fogões, geladeiras, guarda-roupas, sofás, além de latas, garrafas, copos etc. Oliveira explica que esses materiais são deixados no local por pessoas que ocupam as margens do rio para acampar e quando vão embora deixam o lixo para trás. O problema é que quando começam as chuvas, todo esse entulho vai parar no leito do rio.

A operação de limpeza ocorreu das 9h às 17h e percorreu mais de 20 localidades, entre elas: Baía da Palha, Barra do Rio Sepotuba, Campina, Julião, Chimbuva, Barra do Cabaçal, Serraria Cáceres, Baía do Retiro, Rocinha, Roda Barbudo, Poção do Renato, Baía do Barreiro, Retiro Velho, Miúra, Entrada do Rio Velho, Passagem do Rio Velho, Baía do Alegre, Entrada do Tuiuiú, Entrada do Três Rios, Simão Nunes, Jauru, Jauru Velho, Tucum, Barranco Vermelho, Baiazinha, Baía das Éguas, Santo Antônio das Lendas, Presidente e Descalvados.

Para isso foram utilizadas embarcações pequenas, que subiram e desceram as águas com voluntários recolhendo tudo que não fazia parte do meio ambiente local. O lixo recuperado foi depositado em embarcações grandes que auxiliaram na limpeza. Dos barcos, o lixo foi levado em seis caminhões truck, de 14 metros de comprimento, totalizando 16m³ de entulho. No ano passado, esta mesma operação retirou mais de três toneladas de lixo do rio.

Segundo Oliveira, o evento foi idealizado pelo capitão Renato Thomas das Lanchas Araés e é realizado anualmente há mais de 26 anos, com participação dos clubes de serviços, empresas, entidades governamentais e não governamentais, associações, grupos organizados e pessoas da comunidade, com apoio da Prefeitura de Cáceres.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE