Pesquisa Datafolha realizada ontem mostra que as intenções de voto no candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, oscilaram para cima no Sudeste, Sul e no Norte/Centro-Oeste do país. Apesar disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT a reeleição, que variou para cima em duas regiões, mantém a liderança.
De acordo com a pesquisa, a taxa de intenção de voto de Lula se manteve estável em 49% –mesmo percentual verificado na pesquisa da semana passada. Em seguida, aparece o tucano Geraldo Alckmin, cuja taxa de intenção de voto oscilou de 31% para 33%.
A taxa de intenção de voto na candidata do PSOL, Heloísa Helena, oscilou de 7% para 8%. Cristovam Buarque (PDT) se manteve com 2%. Ana Maria Rangel (PRP), José Maria Eymael (PSDC), Luciano Bivar (PSL) e Rui Pimenta (PCO) não pontuaram, mas juntos têm quase 1%.
Considerando os votos válidos –que exclui brancos, nulos e indecisos–, Lula tem 53%, Alckmin aparece com 35% e Heloísa Helena, com 9%.
Regiões
No Sudeste, o tucano passou de 35% para 37%, enquanto Lula foi de 42% para 43%. No Sul, Alckmin oscilou de 40% para 42% e Lula manteve os 34% da pesquisa anterior. No Nordeste, o petista variou de 69% para 70% e o tucano ficou estável, com 17%. No Norte/Centro Oeste, o candidato do PSDB subiu quatro pontos, para 40%, e Lula caiu quatro pontos, para 46%.
No interior, o tucano oscilou dois pontos para cima e Lula, dois para baixo. Os percentuais ficaram, respectivamente, em 35% e 49%. Na região metropolitana, Lula variou dois pontos para cima e atingiu 49%, enquanto Alckmin passou de 28% para 29%.
A pesquisa foi encomendada pela Folha de S.Paulo e pela Rede Globo. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos, para mais ou para menos. O Datafolha ouviu 7.528 eleitores em 368 cidades nesta quarta-feira. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 19635/2006.