Hoje, com 7 mil residências recebendo água tratada na área urbana da cidade, o município de Lucas do Rio Verde conseguiu chegar a 100% das casa sendo abastecidas pelo SAAE – Sistema Autônomo de Abastecimento de Água e Esgoto. Este ano o SAAE está implantando um novo reservatório de água, com capacidade de 1,6 milhão de litros, para melhorar os serviços.
Atualmente o município possui seis reservatórios. O sétimo está sendo construído no bairro Jardim Veneza e, segundo o diretor Daltro Sérgio Figur, dará mais estabilidade ao fornecimento de água. Um dos maiores problemas enfrentados pelos consumidores, segundo ele, é a falta de reservatórios. “Quando falta energia, por exemplo, ou é necessário fazer uma manutenção, acaba a água em muitas residências”, explicou.
O SAAE também construiu, recentemente, mais um poço no município, que hoje já são oito na cidade. Os investimentos na obra chegam a R$ 500 mil. Outro trabalho que está sendo realizado é o programa ‘caixa d’água da família’. Segundo o diretor, já foram distribuídas 300 caixas com capacidade para 500 litros d’água, para famílias de baixa renda.
O pagamento da caixa é feito em pequenas parcelas, mensalmente. O valor pode ser dividido em até 15 parcelas e ser incluído na cobrança da água. O programa é desenvolvido em parceria com as associações de bairro. “Dessa forma as famílias tem seus reservatórios e tem uma maior estabilidade no abastecimento”, enfatizou.
Muitos municípios ainda buscam implantar rede de água tratada em toda a cidade. Em Sinop, por exemplo, aproximadamente 90% da cidade já é abastecida pelo SAAES. São 23 mil residências que recebem água tratada, atingindo cerca de 92 mil pessoas, considerando uma média de quatro pessoas por residência.