O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) realiza no próximo sábado e domingo o primeiro Conselho de Representantes de 2019. O encontro ocorre no mínimo quatro vezes por ano e reunirá os delegados eleitos pela categoria nas subsedes municipais. Juntos farão o debate sobre as políticas educacionais implementadas e os recorrentes ataques à carreira. Na segunda-feira (4), o sindicato realiza a assembleia-geral, na Escola Estadual Presidente Médici, às 14 horas.
O conselho terá abertura às 9 horas de sábado, com a análise de conjuntura. Os analistas convidados são o professor doutor Marcos Caron, do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e a professora doutora Edna Sampaio, e o dirigente do Sintep, professor Henrique Lopes. Juntos traçarão um olhar sobre a economia e política nacional e estadual destacando as influências das decisões implementadas internacionalmente e os impactos nos municípios, no cotidiano da escola e das comunidades.
No cronograma dos dois dias de atividades, estão programados a formalização do cargo do atual presidente, Valdeir Pereira, e da secretária de Articulação Sindical, Edina Martins de Oliveira. Ambos assumem as vagas após o falecimento dos então postulantes da pasta, os dirigentes Jocilene Barboza e Júlio César Viana, vítimas de acidente fatal, em dezembro do ano passado.
No decorrer dos debates os representantes das subsedes terão como pauta a análise e encaminhamento sobre como agir diante do desrespeito e descumprimento, por parte dos governos, às leis constitucionais do Estado e do pais.