Ainda não há confirmação da vinda de um representante da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Brasília, para conversar com os indígenas, que estão bloqueando desde ontem a BR-163, no 943, próximo a Itaúba. De acordo com o coordenador regional substituto do órgão, Sebastião Martins, ele entrou em contato com a presidência, mas até o momento não obteve uma resposta.
Sebastião disse, ao Só Notícias, que acredita na possibilidade de alguns índios se deslocarem à Brasília, para que seja feito um acordo e eles liberem a rodovia. Para ele, não adiantaria enviar um representante da Funai de Colíder para tentar um acordo, pois eles estão irredutíveis e quererem um representante de Brasília, que poderão atender uma das reivindicações que é a criação da coordenação técnica local.
Conforme Só Notícias já informou, os índios cobram uma reunião com o presidente da Funai para demarcação de terras, promessa antiga que ainda não foi cumprida. Eles ainda cobram a criação de uma coordenação técnica local que preste assistência para a tribo. Pois a coordenação técnica mais próxima das terras deles é da Funai em Colíder – distância superior a 250 km. Os indígenas que estão protestando vivem na reserva Terena do Iriri, localizada no município de Matupá.