Uma réplica de esqueleto de dinossauro, do grupo saurópode, com 20 metros de comprimento e 3,5 metros de altura, considerada a maior do Brasil, passa a integrar o acervo do Museu de História Natural de Mato Grosso, em Cuiabá, na próxima semana. A obra foi criada pelo artista Carlos Scarpini, e ficará exposta na área verde do espaço cultural.
O esqueleto reproduz uma espécie que viveu há 85 milhões de anos, no estado. Além dele, o museu conta com
Exemplares como a réplica do carnívoro Pycnonemosaurus nevesi, que possui 2,20 metros de altura e 7 metros de comprimento, também desenvolvida pelo paleoartista Scarpini, que já foi responsável pela elaboração de 11 acervos no Brasil e exterior.
“O público vai se encantar com esse gigante e esperamos que ele desperte ainda mais o interesse das pessoas pela ciência, já que será a maior réplica osteológica do Brasil. Nossa expectativa é colocar o Museu de História Natural como referência turística da região”, destacou a curadora Vitória Ramirez Zanquetta.
Segundo Enir Maria Silva, coordenadora do Museu, a exposição do novo dinossauro é um projeto que já vem sendo elaborado há algum tempo.“Em 2008, fiz parte da equipe que realizou escavações na comunidade de Jangada Roncador, em Chapada dos Guimarães, onde encontramos registros fósseis desse dinossauro. Desde então, os fósseis fazem parte do museu, e agora, com a réplica em tamanho real, estamos muito felizes em compartilhar esses conhecimentos científicos com os visitantes”.
Além das réplicas dos répteis, o Museu possui exposições permanentes de paleontologia e arqueologia, acervo indígena e peças históricas da Casa Dom Aquino.