A pavimentação e restauração dos 999 quilômetros da BR-163 da divisa de Mato Grosso a Santarém (PA) ainda segue lenta. O Ministério do Planejamento apontou no 11º balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) que entre 2011 e este ano, os trechos já finalizados somam apenas 381 quilômetros, 38,1% do total. A previsão de conclusão é somente em 30 de dezembro de 2016. O investimento feito entre 2011 e agora chegou a R$ 1,5 bilhão, mas entre 2007 e 2010 já haviam sido aplicados outros R$ 752,8 milhões. Os trabalhos são conduzidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), Exército.
As ações são implementadas em 3 lotes. Só Notícias apurou que no primeiro conduzido pelo Exército, dos 125 quilômetros entre Santarém e Rurópolis, apenas em 41 foi concluída a pavimentação. Em 84 os trabalhos estão em andamento e nos demais, as primeiras ações já foram tomadas. Foram ainda concluídas 5 pontes sobre os rios Mojú, Onça, Enxurrada, Luxe e Tinga e licitações foram abertas. O investimento feito entre 2011 e este ano foi de R$ 40,5 milhões, mas entre 2007 e 2010 já haviam sido aplicados cerca de R$ 39,5 milhões. O Ministério avalia que o andamento está adequado.
Já no trecho 2, de Rurópolis ao acesso de Miritituba, cuja distância soma mais de 140 quilômetros, está praticamente todo pavimentado. O estudo aponta que 288 quilômetros dos 822 previstos, entre a divisa de Mato Grosso e Rurópolis está asfaltado. Em 437 os trabalhos estão em andamento e apenas no quilômetro 537, é que as primeiras ações já foram feitas. Os trabalhos são conduzidos pelo DNIT e Exército. Entre 2011 e este ano foram aplicados R$ 1,43 bilhão, mas entre 2007 e 2010 foram R$ 624,6 milhões. O Ministério avalia que o andamento a obra está adequado.
A pavimentação de 52 quilômetros no trecho 3, de Guarantã do Norte em Mato Grosso a divisa com o Pará já foi concluída. As obras foram conduzidas pela prefeitura e também o Exército, segundo o relatório do Ministério. Entre 2011 e este ano foram aplicados cerca de R$ 34,5 milhões, contudo, entre 2007 e 2010 já havia sido investidos R$ 88,7 milhões.
Apesar do andamento das obras, a presidente Dilma Rousseff anunciou que quer conceder 976 quilômetros da BR-163 de Sinop ao porto de Miritibuba (PA). Os estudos estão em andamento e não há previsão para divulgação do edital de concessão.
O setor produtivo espera a conclusão da via, diante da expectativa de redução no preço do frete em até 30%, já que grande parte deve passar a exportar a produção mato-grossense pelo arco norte.
(Atualizada às 9h33 em 17/12)