PUBLICIDADE

Reitora e secretário da Casa Civil conversam sobre melhorias para Unemat

PUBLICIDADE

A reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), professora Ana Di Renzo, se reuniu com o secretário chefe da Casa Civil, Paulo Taques, para tratar sobre questões voltadas a autonomia e gestão da instituição. O saldo da reunião foi considerado positivo diante de nove pontos de pauta discutidos no encontro.

Entre os encaminhamentos definidos está a garantia de que o governo do Estado vai aplicar os benefícios das leis de carreira dos docentes da Unemat no que diz respeito a mudança de regime de trabalho e o reposicionamento de nível, que vinham negados em função da Lei de Responsabilidade Fiscal ter ultrapassado o limite prudencial da folha. “O secretário nos assegurou que a Seges respeita a autonomia da Unemat e vai respeitar e aplicar os benefícios da nossas leis de carreira a partir de abril, data definida em razão das dificuldades com o pagamento da folha”, explicou a reitora.

Além desse ponto, o secretário Paulo Taques também assegurou que irá reencaminhar para o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Condes) o pedido de desapropriação amigável da área em é utilizada pelo Campus de Tangará da Serra para aquisição pela Unemat, cujo orçamento já contempla esse investimento. Esta decisão visa garantir os serviços que a universidade presta a sociedade. 

Também foram abordados na reunião a questão da transferência em definitivo da área da Empaer para a Unemat em Cáceres e emBarra do Bugres. Este último para funcionar as atividades inerentes a Educação Superior Indígena. O primeiro para abrigar a área experimental do campus de Cáceres.  A Reitoria sentiu-se apoiada pela Casa Civil no sentido de desenrolar e retomar as negociações com o órgão estadual.

Outro ponto discutido no encontro diz respeito a realização urgente de concurso público para técnico-administrativos, principalmente para atender as demandas dos campi de Diamantino e Nova Mutum, bem como o criação na estrutura da universidade funções institucionais visando o atendimento desses campi e também da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis. “Sobre o concurso público será agendado uma nova reunião específica para tratar dessa demanda urgente da Unemat, retomando um diálogo já iniciado anteriormente”, explicou a reitora.

Outros assuntos abordados dizem respeito a autonomia da Unemat para a aquisição de passagens aéreas, criação de cargos de técnicos atendendo recomendação da Controladoria Geral do Estado. Também tratou-se das posses de servidores e docentes por via judicial sem que a Unemat tenha sido consultada. “Foi uma reunião produtiva porque demos encaminhamento importantes e que mostram que o governo estadual respeita a autonomia universitária”, afirmou Ana Di Renzo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE